terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ser bonita é ser amiga dos animais

Em geral não costumamos pensar muito sobre a origem das coisas que consumimos nem no impacto que a produção de certos itens podem causar no meio-ambiente e na sociedade. Isso vai desde as origens da nossa comida às joias que o cinema nos ensinou que serem nossos melhores amigos (interessante que a grande mídia de direita insiste que quem fuma maconha financia o tráfico e não fala nada sobre as joalherias que financiam a violência em Serra Leoa e outros países africanos).

Essa listinha divulgada por entidades de defesa dos animais é uma ajuda para esse consumo mais consciente, pois traz as marcas de empresas de cosméticos que não testam seus produtos em animais. Eu tenho as minhas críticas a essa moda de sustentabilidade porque pra mim isso é estratégia de mercado pra pegar trouxas. Mas sejamos realistas: eu sou vaidosa e pretendo continuar usando maquiagens e cremes em geral. Então prefiro saber que diversos bichos não perderam a visão só pra que eu pudesse ter um rímel maravilhoso.

O bacana é que entre as marcas nacionais há várias bem populares, como Amend (boa marca de produtos para cabelos crespos), Contém 1g, O Boticário, Ox e Natura e outras bem baratinhas como a Vult, Max Love e Impala. Ou seja, não é necessário gastar todas as moedas do porquinho pra comprar "produtos ecologicamente corretos", porque a gente sabe que isso é malandragem do mercado pra aumentar o preço das coisas. Essa lista é bacana porque além da palavra das empresas (que pra mim não costuma valer muita coisa) a metodologia inclui visitas às fábricas para conhecer os metódos de produção. Achei digno.

Para ler a lista completa clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário