terça-feira, 6 de março de 2012

Feijoada Vegana

Atendendo a pedidos, depois do enorme sucesso do prato servido no meu aniversário, compartilho com vocês minha receita de feijoada vegana (que diferente da vegetaria, não leva nenhum produto de origem animal). Embora eu não seja vegetariana/vegana, sou uma grande admiradora e simpatizante dessa culinária que é também uma postura política, além de ser saudável e deliciosa.

A receita abaixo serve bem umas 20 pessoas e deve custar no máximo uns 20 reais em ingredientes (ou seja: R$ 1 por pessoa!). Acho que levei umas três horas preparando tudo, mas se tiver mais de um pra picar os ingredientes o tempo deve cair bastante.

O que você vai precisar:
1 kg de feijão preto
1 lata de salsicha de soja
1/2 kg de tofu seco ou defumado
1 abóbora pequena
1 batata doce grande
2 cebolas picadas
2 sachês de caldo de legumes
1/2 côco maduro em pedaços
alho e temperos diversos à vontade
Uma panela bem grande

Coloque o feijão de molho na noite anterior. Lave bem e escorra a água que tiver soltado durante a noite. Cozinhe durante 20 minutos na pressão com uns quatro dedos de água cobrindo o feijão (se você só tiver uma panela de pressão normal, eu aconselho cozinhar em duas levas). Coloque numa panela maior e junte a salsicha e o tofu picados, a abóbora e a batata doce. Se o feijão ainda estiver meio durinho, não se preocupe porque ele vai continuar cozinhando até a batata e a abóbora amolecerem. Quando estiverem moles, junte o côco picado. 

Numa panela separada frite a cebola picada no óleo de sua preferência (soja, milho, canola, oliva). Junte o alho picado (no dia que eu fiz a minha feijuca não tinha) e outros temperos que você gostar, como cominho ou pimenta do reino. Junte um copo de água, deixe ferver um pouco e junte à feijoada. Acrescente os envelopes de caldo de legumes e prove se está bom de sal (não esqueça que os caldos já são salgados). Se necessitar, acrescente um pouco mais de sal. Deixe cozinhar mais uns 10 minutos e apague o fogo. O ideal é esperar uns 10 minutos antes de servir porque assim pega mais o tempero.

Para acompanhar essa quantidade de feijoada usei 2 copos grandes de arroz integral, 2 maços de couve e um quilo de farofa.

Se alguém aí testar, me avise se ficou boa. Mas podem ir com fé que é sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário